Escolinha Turma do Pé Pequeno

 Sobre

Proposta Pedagógica e objetivos da Escolinha Turma do Pé Pequeno
A proposta contém, na sua essência, uma descrição da sua comunidade através da análise da realidade em que sua escola se insere, uma opção filosófica e pedagógica consequente.

A educação infantil tem como finalidade o desenvolvimento integral da cirnaça até 6 (seis) anos de idade,  em seus aspectos físicos, psicológicos, intelectuais e sociais, complementando a ação da família e da comunidade.

Criar pelnas condições para o desenvolvimento integral da criança; oferecer oportunidade de convívio e interação com outras crianças; integrar a família com a escola; estimular crianças com necessidades especiais a conquistar seu espaço; proporcionar condições para que os professores se sintam preparados e integrados aos alunos e à escola e possibilitar condições para que as crianças se sintam bem e permaneçam na escola são os objetivos da Escolinha Turma do Pé Pequeno.

A concepção do currículo para a educação infantil contempla todas as ações da escola, por isso deve ser dinâmico, flexível, considerando-se a visão pluralista de ideias, dos diferentes saberes e linguagem de expressão cultural.

Deve proporcionar experiências para que as crianças interajam e se sintam bem com as práticas e atividades desenvolvidas. Assim,  é um conjunto da prática que busca experiências concretas para o seu sucesso e desenvolvimento.

O plano de atividades é de responsabilidade da escola, construindo e reconstruindo no coletivo de todos os professores. Elaborado a partir dos objetivos da educação infantil, abrange seus aspectos físicos, afetivos, cognitivos, intelectuais, linguísticos e sociais a serem desenvolvidos nesta etapa de ensino. Ainda, considera as necessidades e
características coletivas e individuais.  É aprovado pela mantenedora sendo anualmente enviado ao CME (Conselho Municipal de Educação).

Os planos de trabalhodos professores são elaborados a partir dos planos de atividades, contemplando objetivos, noções, conceitos, tópicos do conhecimento, forma de avaliação, metodologia, e estratégias de ação organizadas pelos professores.